Regina Osório, carioca da gema, nasceu em 31 de julho de 1947 em Copacabana. A beleza exuberante do Rio com sua natureza pujante, da qual teve o privilégio de desfrutar, sempre encantou Regina. Sensível aos acontecimentos do dia a dia nas décadas de 60 e 70, a arte se destacou para ela como um horizonte, "para onde tudo converge e se transmuta, onde tudo cabe e se reconcilia". Arte em todas as formas de expressão, como a poesia, literatura, música, dança e artes plásticas sendo essa última que a conduziu à vida de artista, quando ao experimentar a pintura no atelier de uma amiga, se apaixonou.
Formou-se em psicologia pela PUC-RJ em 1971, iniciando em seguida sua formação em psicanálise, imediatamente após ingressar no trabalho clínico. Obteve o título de mestre pela UFRJ na Escola de Comunicação em 1992, onde explorou a questão da resistência do sujeito da linguagem. Regina também compartilhou seu conhecimento ministrando aulas na pós-graduação da PUC-RJ, realizando seminários e conferências em escolas de psicanálise, contribuindo com publicações e participando ativamente de congressos nacionais e internacionais. Além disso, foi contratada como autora e roteirista pela TV Globo.
Em paralelo à sua carreira na psicanálise, Regina sempre buscou aprimorar suas habilidades artísticas. Na Escola de Artes Visuais (EAV), participou de aulas de desenho de modelo vivo com Bonfanti, seguido por técnicas de pintura com Suzana Schlemm. Frequentou o curso básico da CasaFoto, estudou a história da arte por meio de leituras e, atualmente, está envolvida em uma oficina de desenho com Luiz Pizzarro na EAV. Por meio do contato com Lúcia Russo, também artista plástica, nas redes sociais, Regina descobriu a proposta do curso "Microcontos Ilustrados" de Giancarlo Diniz, o que a levou à exposição na Contemporâneos - sua primeira experiência expositiva. Após receber o honroso convite de Lu Valença para integrar o Coletivo Contemporâneos, Regina decidiu enfrentar o desafio de, enfim, viver da arte.
2023:
● Exposição Coletiva Virtual "Microcontos Ilustrados" Contemporâneos - curadoria Giancarlo Diniz e Lu Valença;
Siga a artista nas redes sociais
Artista Visual
Rio de Janeiro