Tatti Simões é artista plástica, figurinista, ilustradora, escritora, arteterapeuta e facilitadora em SoulCollage. Acredita imensamente na Arte como força de transformação, e oferece Oficinas que buscam fortalecer o potencial criativo e a conexão com a essência, através do autoconhecimento e experimentação artística.
Tatti desenvolve um trabalho de criação romântico, lúdico e profundo, com fortes referências ao teatro, cinema e literatura. Expressa com sensibilidade e verdade as questões ligadas ao universo feminino, à conexão com a natureza, a espiritualidade e os relacionamentos amorosos.
Adora explorar materiais e técnicas artísticas. Com tecidos, tintas, fios, telas, papéis, elementos da natureza e material reciclado, a artista pinta, borda, tece e faz colagens; além de esculturas feitas de argila que, às vezes, passam por outros materiais, como bronze e resinas.
Participou de algumas exposições coletivas, sendo premiada pela Sociedade Brasileira de Belas Artes por alguns de seus trabalhos. Foi selecionada para participar do 3º Prêmio Belvedere Paraty de Arte Contemporânea, em 2012. Teve seu curta “Am I Blue?“ de animação selecionado para o Festival do Minuto, em 2011.
Durante a pandemia, em 2021, fez sua primeira exposição individual “Mulheres Selvagens”. No ano de 2022, fez uma segunda exposição se aprofundando no mesmo tema. Ambas foram virtuais, através da Contemporâneos Galeria de Artes. Ainda em 2022, participou da importante exposição coletiva “Modernistas”, em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22. Teve sua obra exposta ao lado de obras de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, no Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto -MG. Lá também, na FAOP, facilitou uma Oficina de Crochê com sacolas plásticas, uma das técnicas que usa em suas obras. Nesse mesmo ano, também participou de uma exposição coletiva na Galeria Modernistas em Santa Tereza, onde facilitou uma Oficina de SoulCollage, um método de conexão com nossas imagens interiores, muito potente. Atualmente, faz parte do Coletivo de Artistas da Contemporâneos Galeria de Artes, virtual, e da Galeria Arte4, em Búzios.
Tatti é formada em Comunicação Social e Artes Cênicas pela extinta UniverCidade e atuou por alguns anos como atriz. Formou-se em Arteterapia pelo Baalaka e fez diversos cursos de artes plásticas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage: Colagem, Gravura em Metal, Criatividade com Charles Watson, Desenho de Observação e Pintura. Além de cursos de ilustração com Renato Alarcão, estamparia com Celaine Refosco, entre outros.
Escolheu começar seu caminho usando a roupa como base para suas criações artísticas e fez coleções de moda atemporais inspiradas em Shakespeare, Lewis Carroll e Florbela Espanca. Desenvolve suas próprias estampas, dirige as fotografias e projetos gráficos de seus catálogos e é responsável por toda a identidade visual da marca que leva o seu nome. Já participou de eventos de Moda, como o Fashion Rio.
Faz figurinos para teatro, cinema e shows, como por exemplo, o curta "Baba de Quiabo" para o Canal Brasil. Este foi uma homenagem à música de Moreira da Silva, tendo como protagonista a atriz Carol Castro. O infantil "O Maestro Provisório" com a orquestra Johann Sebastian Rio, com apresentações no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e na Cidade das Artes.
Como escritora, já teve contos selecionados em concursos literários e publicados em livros, como o Prêmio Miró de Literatura, em 2014. Em 2019, lançou seu primeiro romance “Quebra-cabeça do amor em quatro estações” (Editora 7Letras), também ilustrado por ela.
SIga Tatti Simões nas redes sociais
Artista Plástica
Rio de Janeiro