Todo Artista é Verbo
Em 2014, participei do "Workshop do Olhar" realizado pelo fotógrafo Vinicius Matos, na cidade de Ouro Preto, MG. O resultado foi Veveu, escultor de pedra sabão com quem tive o prazer de conviver e fotografar durante os três dias de curso.
O projeto final recebeu o título "do verbo Veveu". A intenção do título foi de significar os verbos de força, delicadeza e versatilidade presentes no dia a dia do artista. Uma referência ao homem e sua vocação artística.
"Veveu. Escultor. Sua Matéria Prima é a Pedra Sabão. Mineiro. Mora e trabalha em Ouro Preto. Casado. Tem dois filhos. Uma vida repleta de histórias que ele não se recusa a contar. Histórias de começos e recomeços. De aprender a fazer sua arte. De ensinar. De guardar pra nunca esquecer. De lembrar. De produzir. De realizar. Se realizar. E nos emocionar".
Sheila Tostes, fotógrafa carioca, em desenvolvimento desde 1998.
Sobre a artista
Sheila Tostes, carioca, formada em Administração de Empresas, profissão que me proporcionou o exercício e o estudo da fotografia. Razão e emoção. O fotógrafo é uma desses artistas que se esconde atrás de uma câmera...era assim que eu pensava quando comecei, achava poético, misterioso, só observando com a minha teleobjetiva, me escondendo pela distância e selecionando só um pedaço de tudo. Ainda gosto da sensação, do longe quando não podemos estar perto, mas o amadurecimento e o conhecimento (muitos cursos no Parque Lage e uma formação na Escola de Fotografia), me trouxeram o prazer do todo com descoberta da lente de 50 mm. Perdi o medo. Ver tudo, chegar perto de forma física, olhar no olho...mudou tudo. Agora, com a necessidade de ficarmos isolados em casa, estou experimentando novos caminhos e tentando incorporar no meu estudo da fotografia a técnica da foto colagem. Vai ser muito bom contar essa nova história com o apoio do grupo.