O Triângulo das Artes é uma iniciativa coletiva da Contemporâneos Galeria de Arte, Galeria Arte4 e Casa Alphonsus Arte & Galeria. O objetivo é integrar, desenvolver e promover o intercâmbio cultural entre os três polos artísticos desenvolvendo ações virtuais e físicas nas cidades do Rio de Janeiro, Búzios e Ouro Preto.
ARTE4 Galeria de Arte
Búzios - Rio de Janeiro
Galeria de arte que tem como proposta levar cultura à cidade de Búzios, através de cursos, oficinas e exposições. Também é um espaço onde os artistas se encontram para conversar e trocar suas experiências.
Casa Alphonsus Arte & Galeria
Ouro Preto
Galeria de Fotos, objetos de arte, dicas sobre o que existe de melhor na cidade de Ouro Preto.
Contemporâneos Galeria de Arte
Rio de Janeiro - Minas Gerais - Málaga
Galeria virtual de arte contemporânea criada para aproximar a arte da vida cotidiana e ressaltar a importância que tem, em suas variadas formas, de servir como instrumento para que cada indivíduo componha a sua história e escape das pressões diárias, dando vazão para suas ideias de maneira única e levando beleza plástica para o seu espaço.
Memória
Eventos realizados
FINAL DE SEMANA MODERNISTA
Ouro Preto / MG
Centenário da Semana de Arte Moderna
é celebrado em Ouro Preto em grande estilo
O Museu Casa dos Contos reconhece a importância histórica da Semana de Arte Moderna de 1922, em seu centenário, e traz para a contemporaneidade a tradução de anseios, medos, questionamentos, afirmações, perguntas e respostas, propondo reflexões por meio da Exposição Modernistas 1922-2022 do Triângulo das Artes. Além das obras de 28 artistas contemporâneos atuantes no eixo Rio-Minas, a exposição conta com a coleção de Carlos Eduardo Leal com 24 obras dos Modernistas Originais, dentre eles: Anita Malfatti, Alfredo Volpi, Roberto Burle Marx, Di Cavalcanti, Djanira, José Pancetti e Tarsila do Amaral. A exposição pode ser visitada de 22 de abril a 23 de maio, no Museu Casa dos Contos (rua São José, 12 – Centro – Ouro Preto/MG). A entrada é franca.
A abertura da exposição, em 21 de abril, para convidados, conta com o live painting do artista plástico mineiro, Carlos Bracher. São expostas obras de 27 artistas contemporâneos, integrantes do Triângulo das Artes: Afonso D'Ávila, Angela Moraes, Cadu Leal, Carlos Bracher, Carlos Valença, Cris Duarte, Denise Greco, Eduardo Pieretti, Eduardo Tropia, Flory Menezes, Gê Fortes, Giancarlo Diniz, Herbert Zampier, Jorge Fonseca, Laura Vivacqua, Lu Valença, Lucia Russo, Luciana Alves, Maria Fernanda Gonzalez, Naiara Junqueira, Paula Queiroz, Renata Barreto, Ricardo Bhering, Roberta Costa, Sérgio Graça, Sheila Toste, Tatti Simões e Ticiana Parada.
“Com Modernistas 1922-2022, propagamos nossas esperanças. Estamos prestes a viver, mais uma vez, a consciência coletiva sobre a necessidade de repensar nossas práticas em relação a nossos semelhantes e à natureza. De certo modo, com outras ferramentas, que promovem a globalização e democratização da arte, como parte essencial na manutenção da sanidade e da nossa sobrevivência. Tanto como, ao parir formas, o Triângulo das Artes, composto por 28 artistas contemporâneos, não se permite pudores desnecessários e incentiva a pluralidade, a criação visceral, sua maior riqueza enquanto movimento artístico.”, ressalta Lu Valença, curadora-chefe da exposição.
Com curadoria de Lu Valença, Patrícia Penna, Eduardo Tropia e Denise Greco, o movimento ultrapassa as paredes do Museu Casa dos Contos e ocupa a cidade histórica de Ouro Preto com “Oficina de Criação - reciclagem de plástico”, com a artista plástica Tatti Simões, palestra de Carlos Eduardo Leal sobre Clarice Lispector e lançamentos de livros. No muro do pôr-do-sol, imagens do Brasil de 100 anos atrás e de hoje.
A Galeria Casa Alphonsus recebe, a partir do dia 13 de abril, exposição do ator e artista plástico Jonas Bloch, além da exposição permanente do fotógrafo ouro-pretano Eduardo Tropia.
A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP-MG) e o Triângulo das Artes apresentam ao público, de 22 de abril a 02 de maio, na Galeria de Arte Nello Nuno (rua Getúlio Vargas, 185 – Rosário), a mostra “Paralela, com obras de 18 artistas do eixo Rio-Minas. A mostra apresenta uma extensão da Exposição Modernistas 1922-2022, que acontece no Museu Casa dos Contos. A intenção é alongar a reflexão sobre o momento atual com o grupo de artistas, que trabalha em conjunto há 2 anos.
Fazem parte da exposição “Paralela” obras de Afonso D'avila Magalhaes, Angela Moraes, Cadu Leal, Carlos Valença, Denise Greco, Eduardo Pieretti, Eduardo Tropia, Giancarlo Diniz, Laura Vivacqua, Lu Valença, Lúcia Russo, Luciana Alves, Paula Queiroz, Renata Barreto, Roberta Costa, Sergio Graça, Sheila Tostes e Tatti Simões. A curadoria é de Lu Valença e Patricia Penna. A entrada é franca.
Serviço:
Exposição Modernistas 1922-2022
De 22 de abril a 23 de maio
No Museu Casa dos Contos (rua São José, 12 – Centro – Ouro Preto/MG)
Visitação de terça a domingo, das 10h às 19h
Entrada Gratuita
Mostra Paralela
De 22 de abril a 02 de maio,
Na Galeria de Arte Nello Nuno – FAOP (rua Getúlio Vargas, 185 – Rosário – Ouro Preto/MG)
Visitação de terça a sexta, das 9h às 17h; e aos sábado e domingo, das 13h às 17h
Entrada Gratuita
Jornal O Liberal
OURO PRETO: EXPOSIÇÃO CELEBRA O CENTENÁRIO DA SEMANA DE ARTE MODERNA
Revista Museu
Além das obras de 28 artistas contemporâneos atuantes no eixo Rio-Minas, a exposição conta com a coleção de Carlos Eduardo Leal com 24 obras dos Modernistas Originais
Viva Minas
Com curadoria de Lu Valença, Patrícia Penna, Eduardo Tropia e Denise Greco, o movimento ultrapassa as paredes do Museu Casa dos Contos e ocupa a cidade histórica de Ouro Preto
Agenda BH
Modernistas Originais, dentre eles: Anita Malfatti, Alfredo Volpi, Roberto Burle Marx, Di Cavalcanti, Djanira, José Pancetti e Tarsila do Amaral.
EVENTO GRATUITO
Programação
Palestras
Sexta | 5 de novembro
18h às 19h - Ana Paula Maragno - Meditação | Tema: Desbloqueio criativo
19h às 20h Flory Menezes - "Conceito de uma Artista atual sobre a Arte Contemporânea"
20h às 21h - Roberto Cecato - Fotografia Fora da Caixa
Sábado | 6 de novembro
9h às 10h Eduardo Tropia - "Barroco X Chinesice: A influência chinesa no barroco mineiro"
10h às 11h Greice Rosa - “Entendendo nossa poética através da construção de portfólios”
11h às 13h Giancarlo Diniz - Colagem Criativa | OFICINA
13h às 14h Almoço
14h às 15h Laura Vivacqua - Land Art
15h às 16h Lu Valença - Movimentos e Coletivos de Arte
16h às 17h Paula Muniz - “Ressignificando a dor psíquica através da arte”
17h às 18h Alexandre Xavier - Arquétipos
18h Encerramento do Evento
Palestrantes
Alexandre Xavier
Psiquiatra e Psicoterapeuta. Professor do departamento de Psiquiatria e saúde mental da UFF.
Greice Rosa
Artista Visual, Curadora Independente, Mestre em Arte e Mestre em Educação Ambiental. Gestora da Casa Foto Arte.
Triângulo das Artes se reunirá em Búzios
O Triângulo das Artes é uma iniciativa coletiva da Contemporâneos Galeria de Arte, Galeria Arte4 e Casa Alphonsus Arte & Galeria. O objetivo é integrar, desenvolver e promover o intercâmbio cultural entre os três polos artísticos desenvolvendo ações virtuais e físicas nas cidades do Rio de Janeiro, Búzios e Ouro Preto.
Abrindo o calendário de 2021, entre os dias 24 de setembro a 3 de outubro, as três galerias se encontrarão no 6° Circuito Arte Búzios para celebrar a arte que as reuniu. Trabalhos de 20 artistas serão expostos em dois endereços: Galeria Arte4 e Galeria dos Arcos.
Artistas que participam desta edição: Afonso D'Avila, Caio Pereira, Carlos Valença, Cris Duarte, Denise Greco, Eduardo Pieretti, Eduardo Tropia, Maria Fernanda Gonzalez, Giancarlo Diniz, Jakó, Laura Vivacqua, Lu Valença, Lúcia Russo, Luciana Alves, Luciana Gómez, Maurício Rohlfs, Naiara Junqueira, Paula Queiroz, Sheila Tostes e Tatti Simões. Com curadoria de Denise Greco, Eduardo Tropia, Laura Vivacqua, Lu Valença e Patricia Penna.
Reunir 20 artistas do Triângulo no 6° Circuito Arte Búzios, é a nossa primeira oportunidade, desde a criação do coletivo em 2020. Vamos celebrar nosso encontro e planejar ações futuras. - dizem os curadores.
Você pode acompanhar as galerias no Instagram e ficar por dentro da programação:
@contemporaneosgaleriadearte
@arte4galeria
@casaalphonsus
Serviço:
Exposição Triângulo das Artes
Endereços:
Arte4
Av. José Bento Ribeiro Dantas, n° 1000
Galeria dos Arcos
Rua das Pedras, n° 116 - loja 24
Búzios - RJ
Classificação Livre
Evento Gratuito
Fotos das Exposições do Triângulo
24, 25 e 26 de setembro de 2021 / 6° Circuito Arte Búzios
Programação
9h30 - Abertura
10h às 11h - Arte e Psicanálise - Carlos Eduardo Leal
11h às 13h - A origem das manifestações artísticas e todas as rupturas ocorridas durante a história da arte ocidental até se formar o conceito da arte contemporânea. - Antônio Machado
13h às 14h - Intervalo / Almoço
14h às 15h - Galeria Modernistas e o impacto do Covid-19 / Curadoria - Thelma Innecco e Ana Lobo
15h às 16h - Fotografia além do real - Marco Antonio Portela
16h às 17h - Criatividade - Laura Vivacqua
Palestrantes
Antônio Machado
Artista Plástico e Professor de História da Arte
Carlos Eduardo Leal
Psicanalista, Escritor e Artista Plástico
Ana Lobo
Doutora em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ, mestre pelo Instituto de Artes da UERJ, especialista em Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC-Rio e graduada em Ciências Sociais pela UFJF.
Thelma Innecco
Artista Plástica, Curadora e Gestora da Galeria Modernistas em Santa Teresa
Marco Antonio Portela
Artista Plástico, Professor e Curador
Laura Vivacqua
Artista Visual e Gestora da ARTE4 Galeria de Arte